O Cine Pipa é um projeto de mostra que traz uma curadoria interessada nas múltiplas infâncias e suas narrativas. Em meio ao avanço da tecnologia e do acesso à informação, jovens e adolescentes do mundo contemporâneo detêm ao mesmo tempo infinitas perguntas e respostas na rapidez de um clique. Essas inúmeras possibilidades, tanto de dúvidas como de certezas, dão abertura a novas formas de ver e agir no mundo. Enquanto eles exploram infinitos caminhos, nós tentamos entendê-los, quase correndo para acompanhá-los. Cine Pipa é uma dessas tentativas, voltada ao público infanto-juvenil do Ceará, tem como foco desvendar as infinitas narrativas que a infância pode possuir, levando o olhar de realizadoras brasileiras à uma juventude cearense contemporânea.
DIA 1 - PROGRAMAÇÃO - 18/12
Nosso primeiro dia de encontro começa com o desejo de liberdade e socialização com o mundo ao nosso redor. “A Mais Bela Sonhadora”, é uma animação realizada no Ceará, que nos reporta o dia-a-dia de mulheres internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. Em “Evoluindo”, que também é uma animação cearense, fazemos uma viagem pelos tempos e mudanças, que seja na pré história ou no mundo real, devam acontecer para que consigamos viver com outres. Em “Por que Heloísa”, imergimos nisto pela convivência com as diferenças, na escola, na cidade e na família. Encerramos a sessão com “Os Cabelos de Yami”, produção cearense com elenco infantojuvenil que nos conta, com a ajuda dos orixás, a história do primeiro dia de aula de uma menina negra , Yami, na sua nova escola.
DIA 2 - PROGRAMAÇÃO - 19/12
Em nosso segundo dia de CinePipa, alçamos voos imaginários pelas nuvens do céu de “Mãos de Vento Olhos de Dentro”, um filme que nos ensina a enxergar com os olhos de dentro. Por falar em olhos, o segundo filme da tarde nos convida a abrir bem os ouvidos para escutar “O Som da Floresta”, uma animação feita no Ceará, que invoca os poderes mágicos de proteção à natureza. Para fechar com um clássico, resgatamos a animação cearense “Guerra dos Bárbaros”, filme animado ainda em película que conta a história do mundo indígena em contato com a colonização. O trazemos em uma melhor definição de exibição; um filme inspirador para o surgimento da Mostra CinePipa.
A contação de histórias em LIBRAS é uma contrapartida da Mostra de Cinema infantojuvenil CinePipa, apresentada pela professora, tradutora e contadora de histórias Lyvia Cruz. A sessão conta com narração para público ouvinte.
O CinePipa é um projeto cultural realizado pela coletiva Cinemul - Cinema feito por Mulheres e conta com o fomento da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.